segunda-feira, 6 de junho de 2011

Confira essa matéria que saiu no site da A Tribuna, em janeiro de 2010

Fonte: A Tribuna 
Data em que foi publicado o texto: Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 06h56

História

Sítios arqueológicos de São Vicente abrem à visitação

Da Redação

As escavações arqueológicas que estão sendo realizadas na Casa Martim Afonso, em São Vicente, podem ser visitadas pelo público a partir desta quarta-feira. O Sítio Arqueológico Bacharel fica na Praça 22 de Janeiro, no Centro. O evento faz parte das comemorações pelos 478 anos de fundação da Cidade. 

O imóvel passou por adaptação para recepcionar o público ­com montagem de iluminação especial: bunner e guarda-corpo garantem o acesso ao local. As pessoas poderão circundar por cima das escavações e observar, sem vidros, tudo o que os pesquisadores fazem na parte de baixo. 

Os bunners colocados no circuito de visitação possuem todas as explicações sobre o que acontece e do que está sendo encontrado. Os trabalhos de escavação são coordenados pelo arqueólogo da USP, Manoel Gonzalez. 


As escavações iniciaram em setembro de 2009 e, por enquanto, acontecem somente em uma área externa da Casa Martim Afonso. Até o momento já foram recolhidos 883 objetos, entre conchas, ossos de animais e humanos, vestígios de sambaquis datados de cerca de 3 mil anos, além de pedaços de cerâmica de 800 anos e outras peças. 

A descoberta é considerada excepcional porque reúne em um único local quatro sítios arqueológicos (cada um de uma época). Os quatro sítios são os de sambaquis, com cerca de 3 mil anos; o de ocupação tupi, de 800 anos; o de miscigenação e transição de povos, no caso específico de negros com índios (século 15) e de núcleo colonial (séculos 16 a 18). 


As pesquisas são feitas em uma vala subterrânea de 2m10 de profundidade, por dez metros de comprimento, por três metros de largura. Entretanto, os visitantes também poderão ver algumas das peças ­ já limpas e catalogadas ­ dentro do salão de exposição da Casa Martim Afonso.